sábado, 5 de dezembro de 2009

Apresentado o painel 3D que equipará os carros do futuro.





Pesquisadores alemães desenvolveram um novo tipo de painel para automóveis que funciona como uma tela 3D, mostrando velocidade, rotação do motor e todas as demais informações úteis para o motorista na forma de imagens em três dimensões.


Funcionalidade e beleza

Além da funcionalidade, o painel 3D pode ser livremente configurado pelo motorista, adaptando-o às suas necessidades e selecionando a estética que mais o agrade. Cada configuração pode ser salva e recuperada posteriormente. Quando o carro está desligado, o painel tridimensional fica totalmente negro, como uma tela comum. Ao ser acionado, ele pode mostrar os instrumentos normais já presentes nos painéis tradicionais, aplicativos para seleção das músicas no aparelho de som e até notícias sobre o trânsito.

Navegação por GPS 3D

O sistema de mensagens embutido no painel 3D emite também alertas sobre a hora de reabastecer, baixo nível de calibragem dos pneus, imagens de uma câmera instalada na traseira do carro, auxiliando nas manobras e no estacionamento, assim como qualquer outra funcionalidade que cada carro possa vir a ter.
Ao ser integrado com um sistema de navegação por GPS, é possível acompanhar o trajeto no painel olhando para modelos tridimensionais da cidade, tornando ainda mais fácil chegar rapidamente ao destino.
"As informações mais importantes para o motorista num dado momento são mostradas em primeiro plano - pode ser a pressão do ar, a rota de navegação ou o título da música que está sendo tocada," explica o Dr. René de la Barré, do Instituto Fraunhofer de Telecomunicações.

Imagens 3D em tempo real


A sensação de profundidade das imagens é criada com a ajuda de duas câmeras instaladas no interior do carro, que medem a posição dos olhos do motorista e a distância entre eles, tudo em tempo real. Com isto, as duas imagens superpostas que geram o efeito 3D na tela são adaptadas individualmente para cada motorista. O monitoramento em tempo real garante que ele estará vendo as imagens tridimensionais de qualquer ângulo, evitando a perda de foco com o balanço normal da cabeça gerado pela movimentação do carro.

Fonte> Inovação Tecnológica

Mil carros inteligentes começarão a ser testados na Europa...


Mil carros inteligentes começarão a ser testados na Europa















[Imagem: Euro FOT]

Um grupo de 28 organizações europeias vai começar a testar e avaliar cientificamente o impacto de oito sistemas avançados de assistência à segurança, eficiência e conforto do
motorista.

Carros inteligentes
Um grupo de 28 organizações europeias vai começar a testar e avaliar cientificamente o impacto de oito sistemas avançados de assistência à segurança, eficiência e conforto dos motoristas.
Todos os sistemas avaliados já estão em um nível de desenvolvimento que permite sua incorporação imediata em veículos de linha.
Serão testados, entre outros, sistemas de controle lateral e longitudinal, sistemas que emitem alertas para o motorista sobre o risco de colisões laterais e frontais.
Sistemas de bordo avançados, como o CSW (Curve Speed Warning: alerta de velocidade nas curvas), "consultores" de eficiência de combustível e a interação homem-máquina dos sistemas de navegação também serão testados.

Benefícios na prática


Começando no início de 2010, nada menos do que 1.000 veículos de várias marcas europeias, equipados com os diversos sistemas inteligentes, serão testados em um período de um ano.
Esses veículos inteligentes permitirão a coleta de dados que deverão fornecer respostas sobre os impactos que esses sistemas têm de fato sobre a segurança, a eficiência e o conforto do motorista.

Será que vale a pena?
"Este será o primeiro teste operacional em grande escala desse tipo já feito, e o primeiro a incluir várias marcas de automóveis," afirmou Aria Etemad, coordenadora do Projeto EuroFOT (European Field Operational Test: teste operacional de campo europeu), durante o anúncio da campanha de testes.
O objetivo do projeto EuroFOT é fornecer indicações baseadas em dados científicos sobre os benefícios reais desses sistemas inteligentes que estão aos poucos sendo inseridos nos carros por vários fabricantes.
Os resultados dos testes de campo deverão contribuir para embasar melhor as decisões tanto dos fabricantes quanto dos compradores de automóveis, que poderão avaliar se vale a pena pagar mais por esses assistentes.

Novas tecnologias automotivas

          ACC - Adaptive Cruise Control
O Controle Adaptativo de Cruzeiro utiliza sensores para monitorar continuamente a distância de outros veículos, ajustando a velocidade para garantir que o veículo não se aproxime demasiadamente do veículo à frente. O condutor aciona o controle de cruzeiro definindo a velocidade máxima desejada e selecionando a distância a ser mantida em relação aos veículos à frente.


          FCW - Forward Collision Warning


O Alerta de Colisão ajudará a evitar as colisões traseiras ou minimizar os efeitos destes tipos de colisões. Um radar monitora continuamente a área à frente do veículo. Se o carro se aproximar demasiadamente de outro veículo, o motorista é alertado através de sinais sonoros e visuais. Se o risco de uma colisão aumentar apesar dos avisos, os freios são acionados levemente para aumentar a eficiência da frenagem pelo motorista. Quando uma colisão é iminente e o motorista não mostrar reação, o carro automaticamente usa os freios para reduzir o impacto do acidente.


          SRS - Speed Regulation System


O Sistema de Controle de Velocidade tem como objetivo manter o automóvel em uma velocidade constante, selecionada pelo motorista.


          BLIS - Blind Spot Information System


O Sistema de Monitoramento do Ponto Cego usa pequenas câmeras em cada espelho lateral para detectar quando um carro ou moto entrou no ponto cego do motorista. Uma luz de aviso indica que um outro veículo se encontra nessa posição. O sistema é capaz de reconhecer e ignorar a própria sombra do carro e também funciona à noite.

          LDW - Lane Departure Warning


O Alerta de Mudança de Faixa ajuda o motorista a manter sua posição numa determinada faixa da estrada ou rua, emitindo alertas se o veículo cruzar as faixas da pista de forma não-intencional. O acionamento da seta desativa automaticamente o aviso, que só é emitido acima de uma determinada velocidade.


         CSW - Curve Speed Warning


O Alerta de Velocidade nas Curvas foi desenvolvido para ajudar os motoristas a identificar situações potencialmente perigosas quando se entra em uma curva na estrada com velocidade excessiva, alertando o motorista com uma antecedência suficiente para permitir-lhe reagir adequadamente. A velocidade recomendada é calculada a partir de mapas da estrada em conjunto com fatores como as condições do tempo e o atrito das rodas contra o asfalto.


          Safe HMI - Human-Machine Interaction


É um conjunto de tecnologias que visa facilitar o acesso das informações do veículo, podendo incluir displays transparentes instalados no para-brisas, semelhantes aos usados em aviões, até câmeras montadas em óculos, além da revisão dos métodos de apresentação das informações em telas e outros mostradores e comunicações por voz.


         FEA - Fuel Efficiency Advisor


O Consultor de Eficiência de Combustível monitora a forma de dirigir do motorista, informando os melhores momentos para a troca de marcas e níveis de aceleração, além de alertar para as revisões, trocas de óleo etc.

Motor flex diesel-gasolina bate recorde de eficiência.





Um motor capaz de consumir uma mistura de dois combustíveis, qualquer que seja a proporção entre eles, está muito longe de ser uma novidade, pelo menos aqui no Brasil, onde quase a totalidade dos automóveis vendidos têm motor bicombustível, capaz de consumir etanol e gasolina.

Motor flex diesel-gasolina
E que tal um motor flex capaz de trabalhar com diesel e gasolina? Engenheiros da Universidade de Madison, nos Estados Unidos, afirmam que um motor bicombustível diesel-gasolina tem um aumento de eficiência de 20% e produz níveis muito inferiores de poluentes em relação aos motores diesel tradicionais.
Embora possa parecer que a adoção de combustíveis renováveis fosse uma saída melhor também para os caminhões, o fato é que o motor diesel ainda é imbatível para o transporte de cargas. Com isso, eles continuarão rodando, e poluindo bastante, por um bom tempo. Daí o interesse na solução criada pela equipe do professor Rolf Reitz.

Dois tanques separados
Em vez de misturar os dois combustíveis no tanque, como acontece nos motores bicombustível brasileiros, a técnica consiste em usar dois tanques separados de combustível e misturar diesel e gasolina no bico injetor do motor diesel, enviando para a câmara de combustão a composição precisa para o melhor funcionamento do motor em cada condição de uso.
Essa composição, segundo os testes, variou de uma mistura 50-50 (50% de diesel e 50% de gasolina) para um motor submetido a meia-carga, até uma proporção 15-85 quando o motor foi submetido à sua potência total.

Velas de ignição líquidas
Normalmente uma mistura com 85% de gasolina não seria capaz de fazer funcionar um motor diesel, porque a gasolina é menos reativa e mais difícil de queimar do que o diesel. Os engenheiros resolveram o problema utilizando o que eles descreveram como uma "mistura de resposta rápida," que mantém o diesel na proporção mínima para que o motor continue funcionando com perfeição.
"Você pode imaginar o spray de diesel na câmara de combustão como se fosse uma coleção de velas de ignição líquidas, que incendeiam as gotículas de gasolina," diz Reitz. "A nova estratégia altera as propriedades do combustível misturando-os no interior da câmara de combustão para controlar precisamente o processo de combustão, baseando-se na quantidade e momento que o diesel é injetado."

Eficiência térmica do motor
O processo funciona elevando a eficiência do motor, que passa a retirar mais energia do combustível. A temperatura de funcionamento é cerca de 40% mais baixa do que em um motor diesel convencional, o que diminui a perda de energia por meio da geração de calor.
Os melhores resultados obtidos em laboratório mostraram uma eficiência termal do motor diesel de teste de 53%, superior ao mais eficiente motor em uso atualmente, um gigantesco motor turbinado de dois tempos usado em navios, que alcança 50% de eficiência termal.

Química da combustão
Além disso, o controle preciso da mistura entre os dois combustíveis otimiza a "química da combustão," segundo Reitz, o que se traduz em menos combustível não queimado saindo pelo escapamento e menos gases poluentes.
O pesquisador afirma que, se a técnica fosse aplicada a todos os motores diesel em uso nos Estados Unidos, isso representaria uma economia de combustível de 33%.
Embora tenha sido testado apenas em motores diesel, o engenheiro afirma que a tecnologia também pode ser utilizada no sistema de injeção eletrônica dos motores a gasolina. Os motores a gasolina usados hoje têm uma eficiência termal de cerca de 25%.

Fonte:
Validation of a Grid Independent Spray Model and Fuel Chemistry Mechanism for Low Temperature Diesel Combustion
T. Yoshikawa, R. D. Reitz

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mitsubishi RVR Compact Crossover Primeiro Olhar...




No início do ano, nós dissemos-lhe sobre os planos da Mitsubishi para liberar um crossover pequeno, com base em suas Concept-cX, Em fevereiro de 2010. O fabricante de automóveis japonês parece estar bem no horário com o carro, tendo apenas liberou fotos do Mitsubishi RVR.
O crossover compacto RVR usará um tipo novo motor de 1,8 litros MIVEC gasolina (o conceito utilizado um diesel não poluente) sintonizado para alcançar uma classificação de economia forte de combustível. Não há números exatos foram dadas para a eficiência do veículo, emissões, potência ou torque. Enquanto o conceito era uma versão 4WD, nenhuma palavra ainda sobre rodas que será alimentado no modelo de produção.
Slotted abaixo do Outlander, o veículo leve medidas aproximadamente 4,3 metros de comprimento, aproximadamente o mesmo tamanho como o sedã Toyota Yaris (Toyota Belta). Este é 200 milímetros mais longo que o Concept-cX, mas ainda muito menor do que o Honda CR-V, Toyota Rav4, e BMW X1. O novo modelo tem um nariz mais quadrada do que o carro-conceito, sendo esticado um pouco na parte traseira.





Características caiu do conceito incluem LEDs dia, e os pára-choques traseiro, luz de freio integrada centro. Invés da forma estranhamente, bi-color hatch, a Mitsubishi optou por um design mais normal. O carro é melhor para ele. À frente, um Trapizoid grade em forma ainda é usada, com a separação centro agora corpo colorido, e toda a peça rodeado de um anel cromado colorido. Estes também melhorar a concepção do conceito.
O RVR pode estréia no Mitsubishi quer o NAIAS, ou o Salão Automóvel de Genebra. A estréia Genebra coincidirá com o aniversário de três anos de introdução conceitual do carro. Mitsubishi vai vender o carro em showrooms na Ásia, Europa e América do Norte.

Fonte: worldcarsfans


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Linha 2010 da Hilux e SW4 a gasolina ganha novidades



A Toyota passou a oferecer algumas novidades para a linha 2010 da Hilux SR e do SW4 SR. Ambos possuem motor 2.7 de 158cv e 24,5kgfm de torque e tração traseira. Entre as novidades, para atender aos consumidores que utilizam o veículo na maior parte do tempo em um meio urbano, está um câmbio automático de quatro velocidades, além do para-choque traseiro plano com acabamento cromado, assim como os das versões SR e SRV, ambos como motorização a Diesel.

A Hilux SW4 SR 4x2 sairá de fábrica com rodas de liga leve de 17", com pneus 265/65, e freios com sistema ABS nas quatro rodas de série. Fabricados na cidade de Zárate, na Argentina, os dois modelos trazem equipamentos como:






Ar-condicionado com filtro de poeira, direção hidráulica com coluna regulável, sistema de áudio com CD Player e MP3, banco do motorista com regulagem de altura, relógio digital, vidros, travas e retrovisores externos elétricos, limpador de para-brisa com temporizador de velocidade, sistema one touch para o acionamento do vidro do vidro do motorista, duplo air bag, console central, porta-óculos no teto e travamento central das portas com controle na chave. Além disso, a picape contará também com fechadura na caçamba, enquanto a SW4 poderá carregar sete passageiros graças à terceira fileira de bancos.






Fonte: Toyota

domingo, 29 de novembro de 2009

C3 Picasso






Volume, inteligência e alegria… tantos argumentos que fazem do Citroën C3 Picasso mais que um monovolume, um verdadeiro spacebox urbano.
Rectas e curvas, força e simpatia, modernidade e o charme dos velhos tempos, volume e fluidez : o Citroën C3 Picasso concilia conceitos antagónicos para oferecer um estilo inovador com uma personalidade impertinente e sedutora. essa é a mensagem da Citroen para este veiculo inovador.

Fonte - Citroen

Marketing

"Marketing é uma caixinha sórdida de surpresas. O cenário muda e agente enlouquece.

Qual seu veículo para o dia a dia ?

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