Crossover pequeno deve começar a ser vendido no Japão em fevereiro e será mostrado na Europa no Salão de Genebra, em março.
A versão de produção em série do Mitsubishi Concept cX, como o leitor do WebMotors já sabe, vai se chamar RVR. Isso no Japão, onde ele começa a ser vendido mês que vem. Na Europa, o crossover pequeno se chamará ASX. Sua apresentação oficial no Velho Continente será em março, no Salão de Genebra.
Com cerca de 4,3 m de comprimento e um entre-eixos de 2,52 m, o ASX é construído sobre a plataforma do Lancer, a GS, também chamada de Project Global. Com motor 1,8-litro MIVEC, chamado pela Mitsubishi de 4B10, ele promete ser bastante correto do ponto de vista ambiental. Até porque, na Europa, ele terá uma versão turbinada. Sem turbo, o motor gera 143 cv a 6.000 rpm e 177 Nm a 4.250 rpm.
O menor crossover da marca japonesa tem tamanho próximo do do Ford EcoSport, o que o tornaria uma excelente opção para ser feito no Brasil em substituição ao TR4, recentemente renovado, mas já bastante veterano no mercado. A dúvida é se ele será fabricado por aqui ou importado. Uma solução intermediária, com importação de início e produção em um segundo momento, parece a hipótese mais provável.
Como ele será apenas um crossover, ou seja, sem as mesmas capacidades de um jipe, como marcha reduzida, os dois produtos também poderiam conviver sem que isso ameaçasse as vendas um do outro, ou seja, sem risco de canibalização.
Fonte: web motors
Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Divulgação