sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pneus feitos com celulose são melhores e mais baratos.





A pesquisadora Wen Bai trabalha em um pedaço de compósito que substitui por celulose uma parte da sílica usada na fabricação dos pneus.[Imagem: Oregon State University]


Reinventar a roda é a melhor expressão que temos para perda de tempo e esforço. Reinventar a roda e fazê-la de madeira, contudo, pode soar como se aproximar das raias da insanidade.
Mas pesquisadores da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, estão fazendo algo parecido com isso. Só que, em vez de estarem perdendo o juízo, podem estar ajudando a criar uma solução para um dos maiores problemas ambientais já criados pelo homem: os pneus de automóveis.
Pneus com celulose
O professor Kaichang Li e sua equipe descobriram que a celulose microcristalina - um produto que pode ser fabricado facilmente a partir de qualquer tipo de planta - pode substituir uma parte da sílica como carga de preenchimento na fabricação de pneus.
Eles comprovaram em escala de laboratório que o uso da celulose na fabricação dos pneus diminui a energia consumida no processo produtivo, reduz os custos e produz um pneu mais eficiente quando rodando em asfalto quente, como nos dias de verão.
A celulose já vem sendo utilizada como reforço em alguns tipos de borracha e outras peças automotivas, incluindo cintas, mangueiras e mantas de isolamento - mas nunca em pneus, onde os chamados fillers preferidos são a sílica e o negro de fumo. O lado negativo desses dois materiais é que eles são muito densos e reduzem a eficiência dos automóveis no quesito consumo de combustível.
Celulose microcristalina
A celulose microcristalina está se mostrando uma alternativa promissora. Ela pode ser produzida por meio de um processo de baixo custo, chamada hidrólise ácida, usando a celulose, o polímero natural que representa entre 40 e 50% de toda a massa da madeira.
Os pesquisadores já conseguiram substituir até 12% da sílica usada na fabricação dos pneus, mantendo todas as suas características de resistência, flexibilidade e tração. A única variação detectada foi para melhor: sob altas temperaturas, a resistência ao rolamento do pneu com celulose é menor da que a resistência do pneu tradicional, o que significa que os veículos consumirão menos combustível nos dias quentes.
Agora os cientistas vão começar os testes de durabilidade dos pneus com celulose. Mas eles afirmam que a tecnologia já está pronta para ser testada por qualquer fabricante de pneu em escala real.


Fonte:
Partial Replacement of Silica with Microcrystalline Cellulose in Rubber Composites
Wen Bai, Kaichang Li

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Projetor holográfico cria painel virtual no retrovisor do carro.

Alguns carros de luxo já possuem projetores que mostram informações diretamente no parabrisas, aumentando a segurança do motorista, que não precisa desviar o olhar da estrada para checar as informações no painel.
Agora, engenheiros ingleses desenvolveram um projetor a laser ultraminiaturizado que permitirá que informações sejam mostradas em espaços ainda menores, como nos retrovisores.
O protótipo, demonstrado em um simpósio realizado na semana passada nos Estados Unidos (Vehicles and Photons 2009 Symposium), projeta uma imagem sobre o retrovisor lateral de um carro dando a impressão de que a imagem está a uma distância de 2,5 metros de distância. Os símbolos ficam superpostos à imagem vista naturalmente pelo espelho.


Projetor holográfico cria painel virtual no retrovisor do carro

Projetor holográfico
Enquanto o projetor usado na série 5 dos carros da marca BMW são enormes, o que inviabiliza seu uso em carros menores, a miniaturização do novo projetor permite que as imagens sejam mostradas em virtualmente qualquer ponto de um veículo.
O avanço foi possível graças a uma técnica a laser chamada projeção holográfica - o termo holográfico não se refere a uma projeção tridimensional ou a uma imagem holográfica, mas à técnica utilizada para projetar uma imagem 2D comum.
Segundo a empresa Light Blue Optics, responsável pelo desenvolvimento do novo mini projetor, a projeção holográfica utiliza padrões de interferência na luz para construir a imagem. O holograma é na verdade o padrão de difração, que é iluminado pelos feixes de laser para criar a imagem.

Projetor holográfico cria painel virtual no retrovisor do carroà imagem vista naturalmente pelo espelho, dando a impressão de que o painel virtual está a uma distância de 2,5 metros de distância. [Imagem: Light Blue Optics]

Autofoco
O sistema utiliza cristais líquidos sobre silício (LCOS), a mesma tecnologia reflectiva utilizada nas TVs de projeção. Os feixes de laser vermelho, verde e azul são modulados pelos cristais líquidos reflexivos para formar a imagem completa.
O uso do laser garante melhor visibilidade da imagem, melhor resolução e maior brilho. Mais importante, porém, é que o foco da imagem é mantido qualquer que seja a distância de visualização.
Segundo a empresa, os projetores holográficos também se adaptam para uso no parabrisas e no vidro traseiro do carro.


Fonte: Inovação Tecnologica

domingo, 6 de dezembro de 2009

Apresentado o primeiro monobloco superleve para carros compactos.




Um consórcio europeu, que reúne dezenas de universidades e empresas, apresentou o primeiro protótipo de um monobloco superleve para carros de passeio que deverá mudar o patamar de peso e, consequentemente, de consumo de combustível dos carros compactos. O monobloco é a estrutura principal do carro, também popularmente conhecida como "chassi", e é o elemento individual mais pesado de um carro compacto. Mas, com o trabalho dos engenheiros europeus, essa proporção poderá mudar em breve.

  • Monobloco superleve
Cerca de um terço do consumo total de combustível de um carro depende diretamente do seu peso. Por exemplo, uma redução de peso de 100 quilogramas representa uma economia de combustível entre 0,3 e 0,5 litros a cada 100 quilômetros. O objetivo do projeto SuperLight-Car (carro superleve) é desenvolver novas tecnologias, novos designs e novos materiais que permitam a redução de 30% no peso do monobloco. A referência para o projeto é o monobloco de um Volkswagen Golf modelo V.

  • Superando expectativas
O trabalho foi tão produtivo que o primeiro protótipo do consórcio, apresentado na Europa na semana passada, pesa apenas 171 kg, uma redução de 39%, superando largamente os objetivos finais do projeto. E, segundo os engenheiros, há espaço para mais redução. O maior desafio não era apenas reduzir o peso do veículo, mas reduzir o peso sem elevar os custos de produção, além de manter ou incrementar itens essenciais, como rigidez, segurança, resistência a impactos, a fadigas e corrosão.

  • Alumínio e magnésio
Os painéis externos do monobloco superleve são feitos de alumínio e magnésio, conformados a quente, os quadros das portas são feitos de aço e o piso é feito de termoplástico reforçado com fibras sintéticas. Alumínio fundido e polímeros reforçados também foram utilizados. As partes de aço respondem por 50% do peso do novo monobloco, o alumínio 35%, o magnésio 8% e os diversos tipos de plástico respondem por 7% do peso total.

Fonte: Inovação Tecnológica

Marketing

"Marketing é uma caixinha sórdida de surpresas. O cenário muda e agente enlouquece.

Qual seu veículo para o dia a dia ?

Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Seguidores